enviar email
Saltarellus
O grupo de artes circenses “Saltarellus” teve a sua génese no ano de 2002 com o objectivo de acompanhar o grupo de precursões da associação na animação da Viagem Medieval desse mesmo ano.
 
Informações Úteis
 
Após alguns anos de actividade, a área da cultura e recreio do Forum Ambiente e Cidadania foi ganhando novos departamentos. Nasceu com a formação da “A Rua’Da” e, pouco tempo depois, dos “Saltarellus” e do “Teatramos”. O envolvimento da colectividade na animação da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria foi exigindo mais qualificação e maior versatilidade e assim surgiram novas especializações com os grupos “Os Monges” e, mais recentemente, as “Espadas de Santo André”.
A designação “mos’TRHA – Teatro, Recriações Históricas e Animação” nasce da necessidade de se encontrar uma designação única para a secção no seu conjunto que permitisse agregar os agora cinco grupos que são responsáveis pela planificação e execução de todas as actividades na área da cultura e recreio.

Os 5 grupos mos'TRHA são:

- A Rua’Da – Grupo de Percussões Tradicionais

Com mais de três de dezenas de executantes, distribuídos pelos bombos, timbalões e caixas, recebeu a sua formação inicial da mão de Rui Júnior e dos “Tocá Rufar”e participa, desde a sua fundação, na animação circulante da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, no encontro internacional “Portugal a Rufar”, é grupo residente do Carnaval de Mosteirô, para além de responder a muitas solicitações de animação um pouco por todo o centro e norte do país e de participar nas recriações históricas para as quais é solicitada a colaboração da associação.

- Saltarellus – Grupo de Artes Circenses
Constituído por 16 elementos, teve as suas raízes do desejo de envolvimento na animação da Viagem Medieval. A grande maioria dos seus elementos começaram como autodidactas tendo vindo, mais tarde, a beneficiar das acções de formação promovidas pela Federação das Colectividades de Santa Maria da Feira. Participa regularmente na animação circulante da Viagem Medieval e produziu alguns dos espectáculos diários de encerramento como “No Reino de Draco” em 2007 e “O Senhor da Festa” em 2008.

- Teatramos – Teatro Amador de Mosteirô
Tem um núcleo central de mais de 20 actores, mobilizando habitualmente outros 50 em actividades como a Viagem Medieval ou a Via-Sacra e sendo hoje dirigido por um encenador profissional. Nasceu a partir do gosto que a comunidade sempre demonstrou relativamente ao teatro de palco, tendo uma peça encenada em permanência e participando regularmente na Viagem Medieval. Aqui tem assumido a responsabilidade por espectáculos de animação âncora – A Noite da Expurgação (2005), Sexta-Feira, Treze e O Reino de Luto (2008) –; áreas temáticas como o “Lazareto”, a “Estalagem” e o “Arraial dos Templários/Ordem de Cristo”; quadros na animação circulante como As Lavadeiras, Os Milagres da Zabel, As Vendedeiras, Os Mercadores; personagens como as Bruxas, o Médico da Peste, o Carro do Louco, os Bêbados, o Aleijadinho, o Corcunda, os Vendedores de Mezinhas, o Carro da Morte, o Vendedor de Relíquias, a Velha dos Trapos.
Com o teatro de palco vem participando em encontros e festivais de teatro um pouco por todo o concelho.

- Os Monges – Grupo de Música Gregoriana
Organizado a partir do Grupo Coral Santo André, este grupo tem vindo a especializar-se na interpretação de música gregoriana. É constituído por 16 elementos com idades que oscilam entre os 17 e os 74 anos e participa regularmente em todas as iniciativas com carácter de recriação histórica para as quais é convidada associação, nomeadamente na Viagem Medieval, na qual fizeram parte, em 2008, da animação da Abadia, área temática que decorreu no Convento dos Lóios. Os seus elementos são maioritariamente autodidactas.

- Espadas de Santo André
Grupo de recriações medievais na componente militar, fundado em Dezembro de 2008 a partir de uma acção de formação promovida pelo Forum Ambiente e Cidadania e administrada pelo professor João Maia da “Espada Lusitana”. O grupo surge como consequência do envolvimento de alguns elementos da associação em espectáculos de carácter militar da Viagem Medieval em Terra de Santa Maria, nomeadamente os “assaltos ao castelo”.
É constituído por 18 elementos, masculinos e femininos, a partir dos 13 anos.
Home | Quem somos | Saltarellus | Notícias | Contactos | Links Úteis
TEL.: 226100547 / FAX: 22610547
© 2009, FAC - Forum Ambiente e Cidadania – Todos os Direitos Reservados