enviar email
Saltarellus
O grupo de artes circenses “Saltarellus” teve a sua génese no ano de 2002 com o objectivo de acompanhar o grupo de precursões da associação na animação da Viagem Medieval desse mesmo ano.
 
Informações Úteis
 
“pôr mais qualidade na vida de cada um”

O Forum Ambiente e Cidadania nasceu de uma acção de intervenção cívica da população da freguesia de Mosteirô (Santa Maria da Feira) motivada pelos atentados contra a saúde pública e ambiente com origem em duas empresas de processamento de resíduos cárneos instaladas na vizinha freguesia de Arrifana.
inter_01.jpg

O grupo de pessoas que então se colocou à cabeça desse movimento percebeu a importância de que se revestia o facto de haver consciência pública do que representava, em termos de prejuízos na sua qualidade de vida e de riscos para a sua saúde, a forma desregulada como funcionavam as referidas empresas. Percebeu também que não poderia permitir que essa luta fosse partidarizada ou que dela resultassem apenas formas populistas de intervenção, como manifestações de protesto ou concentrações em frente das unidades fabris, tendo decidido formalizar a constituição de uma associação através da qual a comunidade pudesse intervir sempre que se sentisse prejudicada por algum acto ou omissão das referidas empresas.

Concentrou, por isso, a sua atenção nos tipos de resíduos ali transformados, nas condições dos licenciamentos concedidos a cada uma das empresas, nos processos fabris adoptados, nas condições de transporte e armazenamento quer das matérias-primas quer dos produtos resultantes da transformação e do destino que lhes era dado, no cumprimento, ou não, por parte do Ministério da Agricultura das suas obrigações como entidade fiscalizadora.
Paralelamente analisou os impactos negativos que cada uma das empresas provocava nos terrenos e linhas de água adjacentes, na qualidade do ar e nos níveis de ruído que produziam.
   
inter_03.jpg Sem outro resultado que não fosse o da alteração do comportamento das empresas em causa relativamente à forma como entendiam, até aí, a sua relação com as populações circunvizinhas, apresentou queixa formal contra o que considerava os repetidos atentados contra o meio ambiente e a saúde das populações.
 
Consciente de que a formação democrática das comunidades também se alcança proporcionando-lhes o direito a intervir civicamente na definição do seu futuro, o Forum Ambiente e Cidadania promove com alguma regularidade debates em torno das políticas adoptadas para o desenvolvimento da freguesia e reserva sempre um espaço importante das suas reuniões, que são habitualmente abertas à participação da população, para a discussão de assuntos que visem a melhoria da qualidade de vida da comunidade. Participa com regularidade nas assembleias de freguesia locais, onde vem afirmando e já vê reconhecido grande prestígio.
A publicação do magazine “forum notícias”, distribuído porta a porta gratuitamente e através do qual se fazem chegar a toda a comunidade aqueles que são os temas em debate, bem como a criação do blog, são outras formas de promover a discussão pública e de denunciar situações que influenciam negativamente a qualidade de vida da população.
inter_02.jpg
Home | Quem somos | Saltarellus | Notícias | Contactos | Links Úteis
TEL.: 226100547 / FAX: 22610547
© 2009, FAC - Forum Ambiente e Cidadania – Todos os Direitos Reservados