enviar email
Saltarellus
O grupo de artes circenses “Saltarellus” teve a sua génese no ano de 2002 com o objectivo de acompanhar o grupo de precursões da associação na animação da Viagem Medieval desse mesmo ano.
 
Informações Úteis
 
Na génese do Forum Ambiente e Cidadania esteve um movimento de cidadãos que, no final do verão de 1999, confrontados com a eventualidade de vir a ser instalada na zona industrial de Mosteirô um depósito de resíduos cárneos e uma unidade de transformação desses materiais, conhecedores e vítimas das constantes agressões ambientais resultantes da laboração de duas empresas do mesmo tipo na vizinha freguesia de Arrifana, decidiram mobilizar-se e manifestar-se contra tal eventualidade. Sabiam esses cidadãos que a zona industrial de Mosteirô não tinha – nem tem – condições de infra-estrutura que suportassem uma unidade fabril com tais características e entenderam fazer sentir as suas preocupações às entidades com poder de intervenção sobre o assunto.

Organizaram-se inicialmente como grupo informal de cidadãos e, posteriormente e face à necessidade de responder a outras solicitações da freguesia, decidiram constituir-se em associação cívica.

No noite de 19 de Novembro de 1999 reuniu no salão paroquial de Mosteirô uma assembleia pública convocada pela comissão pró-Forum que tinha como objectivo dar conta das acções já levadas a cabo pela comissão – nomeadamente no respeitante às chamadas “fábricas das tripas” – e aprovar estatutos e regulamento interno da futura colectividade.

Em 16 de Dezembro seguinte foi feita no Cartório Notarial de S. João da Madeira a escritura pública de constituição da associação, a qual foi publicada no Diário da República n.º 41 – III Série, de 18 de Fevereiro de 2000.
Home | Quem somos | Saltarellus | Notícias | Contactos | Links Úteis
TEL.: 226100547 / FAX: 22610547
© 2009, FAC - Forum Ambiente e Cidadania – Todos os Direitos Reservados